segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Wiccanismo -

Em homenagem a um de meus filmes preferidos (que por sinal passou no Sci Fi hoje à tarde) o "The Craft", decidi fazer um textinho mais informativo voltado ao tema: Wiccanismo.

Para quem não sabe, o Wiccanismo (ou Neopaganismo) é uma das mais antigas religiões do mundo, que se originou na Europa Antiga, a chamada religião céltica.

Na verdade, o termo "Wicca" só surgiu em meados dos anos 40, obra do chamado Gerald B. Gardner.

Bom, os adeptos ao Wiccanismo são os chamados Bruxos, pessoas que, segundo eles, tem a capacidade de alterar a realidade através dos tão conhecidos rituais.

Ao contrário do que muita gente imagina, eles não tem nenhuma e qualquer relação com o satanismo (basta raciocinar por um pouco - satanistas são aqueles que crêem e seguem à Satã, o Deus Maior, e, a religião pagã surgiu muitas eras antes da religião católica surgir - sendo Satã o mais fiel servo de Deus, renegado e exilado, para a sua existência, Deus deveria pré-existir) em termos de culto e adoração.

Para os wiccans (aqueles que praticam o Wiccanismo), não se existe as consideradas magia branca e negra. Segundo eles, a magia é branca e negra, boa e má, uma vez que a natureza possui esse mesmo aspecto.

A única ligação que se pode ser atribuída de fato à religião cristã/satânica foi na época de caça às bruxas. A Igreja visando a difusão da fé cristã, procurou eliminar os seguidores das demais religiões, atribuindo cultos e deuses pagãos ao mal.


A religião Wicca é tida como uma religião matriarcal, tendo Gaia, Deusa Mãe como divindade suprema e Cornífero, o Deus Pai, Deus Filho e Deus Irmão.
Diz a lenda que Cornífero engravida Gaia, morre e renasce após o parto como o filho gerado (Q)

São grandes adoradores da natureza, um dos maiores pecados é o desrespeito à vida - tanto que toda a sua filosofia é voltada para o crescimento espiritual individual, assim, mal algum será feio a qualquer que seja o indivíduo.

Seu símbolo mais conhecido é o pentagrama, uma estrela de 5 pontas, cada qual representando um dos 5 elementos: Terra, Água, Fogo, Ar e o Éter ou Akasha (Espírito).
O pentagrama signifca proteção, sendo muitas vezes usado como pingentes e nas diversas práticas ritualísticas, como Círculo Mágico (área onde deve-se relalizar as práticas).


Infelizmente, essa é uma cultura que devido à modernização, vem sofrendo constantes alterações, mas, pelo menos, ainda guarda resquícios da tão rica cultura que foi a Celta (:

3 comentários: